Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Originais I

Vamos lá dar algum uso mais a este espaço interactivo. Falemos de algo que, possa ser, digamos, didáctico para nós. Falemos da origem das canções que interpretamos. Talves nos ajude um pouco mais na interpretação das peças. Talvez achemos coisas, umas mais sérias, outras mais engraçadas. Talvez aprendamos um pouco mais de história, por muito ou pouco significado que uma canção possa ter.

Comecemos por uma canção que, se calhar, até confere um toada bastante engraçada a um dos números que nós, e várias bandas interpretam. Luís Cardoso compilou e escreveu o "Xutos Medley", uma devida e merecida selecção de temas de um dos grupos mais marcantes no panorama da música portuguesa. Gente de todas as gerações e idades venera os Xutos e Pontapés. Os seus temas representam sentimentos comuns e o seu estilo, apesar de pertencer a uma época já distante, continua a ser bem aceite pelas massas apreciadoras de música. Neste Medley, o compositor combina as canções "Quero-te Tanto", "Não Sou o Único", "A Minha Casinha" e um sempre «maluco» "Contentores". É desta canção que falaremos.

Faz parte do álbum de originais de 1987 (o nosso ano de campeões em França - perguntem aos mais velhos=)) "Circo de Feras". Com uma letra evasiva e futurista, "Contentores" herda o estilo punk rock e inovador que os Xutos marcaram. Fica o vídeo de uma interpretação ao vivo da canção, num concerto em 1988 no pavilhão do Clube de Futebol "Os Belenenses".


Proximamente teremos aqui um tema que nos fará viajar até ao passado. Não muito distante. Não fiquem à espera de algo muito elaborado, porque o tema é mesmo de festa. (hi hi hi)

1 comentário:

Unknown disse...

hehe..."granda" banda...