Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os harmoniosos homens das neves

Estava "um frio de rachar" no passado fim-de-semana em Amarante. Imaginem só, há décadas que não sucedia, mas naquela data nevou em Amarante. Não falo de neve nas montanhas nas redondezas. Refiro-me a neve no vale, na cidade - algo que, de resto, aconteceu no resto do norte português. Tudo isto transformou a cidade num autêntico congelador natural. Já para não falar nos acessos, cuja grande parte se encontrava impossibilitada. Um simples nevão, até nem muito pesado, congelou de todas as maneiras o norte do país. Mas isso é outra história. Pelo menos a imagem que os olhos captavam não enganava. Simplesmente magnífico o aspecto. Se à noite os montes reflectiam uma luz azul, de dia o tapete branco harmonizava o aspecto da cidade. É, sem dúvida, um fim-de-semana que não se esquecerá tão cedo, por tudo isto.

Ora, nesse mesmo fim-de-semana, comemorava-se o 750º aniversário da morte de S. Gonçalo, o padroeiro da cidade de Amarante. Há já alguns anos que a Banda de Amarante não se mostrava nesta festividade, por motivos de ordem maior. Mas, nesta ocasião em que a data era mais redonda, fizemo-nos à rua, ignorando a neve ou o frio, cumprindo o nosso dever..
A manhã foi dedicada a ensaiar. O concerto a dar durante a tarde foi visto e revisto, sob a orientação dos maestros, de modo a ultimar e a afinar o nosso desempenho nesse dia. A parte da manhã, consistindo somente nesse ensaio e, posteriormente, num arruado pela cidade, só contou com os músicos ditos da terra (salvo raras excepções). Estava muito difícil juntar executantes que se encontravam nas mais diversas zonas do norte, com objectivo de chegar a Amarante. Mas, contra todos os impedimentos, as suas respectivas deslocações foram efectuadas e a Banda pode contar com o seu corpo na máxima força.

Assim, por volta das onze horas desse domingo dia 11, a Banda iniciou o arruado, desde sta. Luzia até ao largo de S. Gonçalo, ao som das marchas "Homenagem ao Dr. Manuel Vaz" e "Manuel Joaquim de Almeida". À chegada ao destino, silêncio pois decorria a celebração da missa, naquele dia em honra do santo padroeiro. Assim que solicitada, a Banda entrou na capela do mosteiro, interpretando o "Hino a S. Gonçalo" na recta final da eucaristia dominical presidida pelo bispo D. Manuel Clemente, que neste fim-de-semana em especial visitava a paróquia de S. Gonçalo. Findava assim a primeira parte deste serviço.

De tarde, o marasmo derreteu muito da paciência de todos envolvidos. A "corrida à neve" envolveu a cidade em trânsito denso de veículos automóveis. Se o frio já dificultava as operações, não foi este pormenor que veio ajudar mais. Nem sequer um inocente erro de logística que deformou a configuração do palco para o concerto. Nada condenável, tendo sido feito, como se diz em bom amarantino, "na boa fé". Mas, diga-se desde já, que não foi esta conjugação de obstáculos que impediu o bom sucesso da festa. Consta que, apesar de um atraso já gordinho e do terrível frio, o largo de S. Gonçalo encheu-se de gente para assistir ao concerto. A mancha humana era quase comparável às das festas de Verão no largo. Tudo pronto para assistir. Nós prontos para começar. Afinou-se... E começou o concerto.
Abriu-se com o "Hino a S. Gonçalo", que foi executado de pé, seguido do pasodoble "Consuelo Císcar" de Ferrer Ferran, ambas as peças dirigidas pelo maestro Armando Teixeira. Entrou em cena o maestro Manuel Fernando Marinho para dirigir a abertura para banda "Ross Roy" de Jacob de Haan. A peça a solo "Le Merle Blanc" de Eugene Damaré pôs em pé o solista em flautim Fábio Pinto da Costa. Voltou o maestro Armando Teixeira para concluir com "Xutos Medley" de Luís Cardoso, a rapsódia "Poetuguês Suave" de Carlos Marques e, ainda, o pequenino número "Martiñika" de J.F. Groba. Concluiu-se novamente com o hino interpretado no início, dando por findada a nossa participação nas festividades. No final, o grupo de Bombos de Jazente veio ainda saudar a Banda. O público correspondeu ao esforço da Banda, crescendo aplausos peça após peça, o que comprova o sucesso do concerto. A Banda superou um difícil obstáculo de temperatura. Para quem não imagina, esta festa foi a mais difícil, tanto a nível de condições para executar como para a organização.

É possível ver as fotos deste concerto na galeria de fotos do site da Banda ou ainda no perfil de hi5 da mesma. É ainda possível fazer o download de três das peças executadas na galeria de mp3 do site. O concerto encontra-se na íntegra no site do Amarante TV.

Foi assim a entrada da Banda neste novo ano. Prestou-se a devida homenagem a S. Gonçalo de Amarante, nosso padroeiro. Agora começa o que, para quem assiste é um hiato, mas para quem trabalha é a parte mais importante. Vão-se ensaiar novas peças para o repertório. Será preciso muito trabalho e aplicação de todos os músicos. Quanto a músicos, os parabéns a todos pela prestação. Um agradecimento aos que vieram colaborar. Não têm contrato com a nossa Banda, é certo. Mas a sua presença já habitual e a sua disposição sempre colaborativa para ajudar torna-os mesmo músicos desta Banda, com todo o entrosamento sempre melhor e com o calor hospitaleiro que lhes tentamos sempre transmitir. Obrigado por toda a ajuda. Bom ano.

Sem comentários: