Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Banda "B" ao vivo

Como se disse noutras vezes, a grande aposta da Banda Musical de Amarante é a continuidade. Tal vontade espelha-se na formação dos jovens valores, que um dia se tornarão em novos músicos, constituintes da Banda, com melhores perspectivas num futuro ligado à música. As iniciativas com o ensino na Banda Musical de Amarante têm que dar frutos então.
Foi nessa perspectiva que o nosso maestro Armando Teixeira, como responsável pedagógico pela escola, tomou o fim de tarde de sexta-feira como o horário de ensaio de uma pequena banda juvenil, formada pelos alunos da escola, alguns deles no Conservatório do Centro Cultural de Amarante, com o auxílio de um pequeno número de executantes.
Esta iniciativa visava, sobretudo, a criação de hábitos de conjunto e orquestra nos jovens. Noções como afinação, ouvir os outros colegas e intensidades são assim trabalhadas neste horário, ensaiando também programas simples para um pequeno concerto a realizar. O esforço é dirigido ainda na direcção de uma apreensão do que é fazer parte da Instituição; estar do lado do palco, ocupar uma das cadeiras da Banda de Amarante, transportar o seu nome para um concerto.

O primeiro espectáculo teve lugar então no passado dia 19 de Dezembro. A banda juvenil da escola, uma espécie de Banda B, apresentou-se ao vivo no Centro Pastoral de Amarante, na festa
de encerramento do primeiro período da Catequese nas paróquias de S. Gonçalo e S. Veríssimo de Amarante.
Alguns dos petizes vinham de uma longa manhã de aulas de música e uma audição pelo Conservatório. Após este compromisso vinha o ensaio da Banda "A", por assim dizer. Ainda tão novos e a adquirir hábitos de músico, tais como uma agenda cheia, o nervosinho miúdo antes da entrada em palco...
No Centro Pastoral teriam assim lugar duas exibições do programa trabalhado, uma para os alunos de Catequese do 1º ao 5º ano e a seguinte para os restantes até ao 10º, assim como todos os pais e funcionários das paróquias presentes. Abria com a "Baywood Overture" de Wim Laseroms, um "Medley de Natal" e uma interactiva e criativa "Super Mom", que colocava quatro músicos na frente do palco a tocar com... utensílios de cozinha!
A interacção com o público conferia nota 20 aos pequenos valores, com palmas e mesmo vozes a acompanhar nomeadamente o "Medley de Natal".

Os parabéns a estes jovens valores, as esperanças da Banda Musical de Amarante que, com 155 anos, prima em sangue novo. A nossa Instituição fez assim a sua última aparição antes da quadra natalícia. Por altura do dia de Reis, lá nos faremos à noite, visitando amigos e benfeitores amarantinos. O nosso calendário já tem uma versão provisória, bem recheada para o crescimento que temos vindo a empreender. Esperam-nos desafios. Os miúdos ensinaram-nos e ensinar-nos-ão ainda mais a superá-los. Saibamos aprender.

A Banda Juvenil:
Flautas: Carla Alves, João Manuel Cerqueira, Tânia Abreu
Oboé: Delfim Carvalho
Clarinetes: Ana Margarida Castanheira, Beatriz Monteiro, Inês Pereira, Inês Pinto da Costa, "Paulinho" Ferreira
Saxofone Soprano: Sara Ferreira
Saxofones Altos: Alexandre Morais, Bernardo Cardoso
Trompete: João Pedro Cerqueira
Trompas: João Castanheira, Mário Mesquita
Eufónios: Beatriz Castro, Beatriz Emanuel, Cristiano Carvalho
Percussão: António Teixeira, Fábio Pinto da Costa, Gonçalo Flores, Óscar Monteiro, Jorge Reis, Ricardo Reis

Sem comentários: