Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

S. Gonçalo de Amarante

O dia era de festa. Mas estava frio, diga-se de passagem. Muito frio!

Na Igreja de S. Gonçalo, montava-se um autêntico espectáculo. A TVI ia levar às suas audiências a celebração da missa dos 751 anos da morte do Beato Gonçalo de Amarante. Para a celebração iam estar presentes não só o pároco Pe. José Manuel Miranda, mas também o monsenhor Pe. Clemente, o bispo auxiliar D. João Ferreira e o anterior pároco o Pe. Amaro Gonçalo. O coro de S. Gonçalo também se esforçara a rigor para tal celebração, contando ainda com a ajuda de um dos flautistas da Banda, Fábio Pinto da Costa, assim como um antigo elemento e velho amigo no trompete, Pedro Ribeiro, sendo que o coro é dirigido pela clarinetista da Banda Beatriz Costa.
Quanto à Banda, a importância do dia também ganhava relevo no covil dos Barbas Brancas. Logo pelas 9h15, desenrolava-se na sede um ensaio geral, preparando as marchas do desfile da manhã e o concerto da tarde. O maestro Armando Teixeira dirigiu a Banda, contanto com a colaboração nos trabalhos do nosso director artístico, Mestre Fernando Marinho.

Já debaixo de pequenos flocos de neve, derretidos à superfície, em contraste com o nevão do ano passado, a Banda marchou em direcção ao mosteiro, ao som das marchas "Caçadores do 1", de Amílcar Morais e "O Presidente António Conde", de Carlos Marques. Ao chegar ao largo de S. Gonçalo, e após a saudação ao imponente monumento ex-libris da cidade, a Banda apresentou-se como Instiuição da cidade a assistir à missa, presidida pelos sacerdotes supra-mencionados. A cerimónia decorreu, com a mensagem deste domingo de eucaristia, relativa ao baptismo. Na Acção de Graças, a Banda Musical de Amarante interpretou o Hino a S. Gonçalo. Os músicos, ostentando "AMARANTE" ao peito e o nosso maestro dirigindo-nos na interpretação, foram transmitidos para todo o mundo, em directo pelas câmeras da TVI. O coro de S. Gonçalo repetiu a obra, dando-lhe agora palavras, no fecho da cerimónia marcada pelo sucesso, num esforço geral dos elementos dirigentes e organizadores da paróquia, dos coristas residentes e seus colaboradores, da Banda e, claro, da equipa da TVI e, nunca esquecendo, do @amarante tv, que não falha a transmissão de qualquer evento de importância para a cidade.

Contrariando o frio, por entre queixas e tremuras, nada disso teve tempo de antena no concerto que sucedeu durante a tarde. A Banda Musical de Amarante apresentou-se em concerto pela primeira vez em 2010, no largo de S. Gonçalo, em honra do dito santo, ao som das seguintes obras:
  • Consuelo Císcar, de Ferrer Ferran
  • Ross Roy, de Jacob de Haan
  • Mar i Bel, de Ferrer Ferran
  • Suite Alentejana, de Luís Freitas Branco
  • Santana - a portrait, com arranjo de Giancarlo Gazzani
  • Português Suave, rapsódia de Carlos Marques
Este concerto fica marcado pelo crescimento. Crescem os novos talentos da Banda, com dois novos solistas: o jovem trompetista João Pedro Cerqueira interpretou o tema "Menina estás á janela" na Rapsódia "Português Suave" e, em saxofone, Alexandre Morais interpretou o tema Europa na obra "Santana - a portrait". Ambos demonstraram uma evolução no seu período como executantes. Os resultados estão à vista. Com um som consistente, uma expressividade a despontar, os jovens tiveram a primeira experiência como centro das atenções numa obra, experimentando também aquele nervoso miudinho que todos nós conhecemos ou podemos imaginar. Os parabéns a estes "caloiros". Os seus colegas também espreitam as oportunidades e, com o trabalho verificado neles, não tardarão a surgir. Mas o crescimento não pára por aqui. O nosso maestro Armando Teixeira evolui também. A sua direcção torna-se mais consistente e apurada de execução em execução. Mas a sua liderança dá também passos largos para a excelência. Na festa de S. Gonçalo mostrou pulso, organização, solidariedade e cordialidade. Com ele, a Banda cumpriu todas as expectativas, regras e horários. Com ele, a Banda viu minimizados possíveis problemas decorrentes em certas ocasiões. Com ele, a Banda ficou bem na fotografia, na gravação, na retina... Com ele, a Banda cresceu também. E, tal como a Banda, ele está de parabéns.
Os músicos ditos de fora também foram fantásticos. A sonoridade destes amigos, presença regular em todas as festas da Banda, esteve patente, realçando as suas qualidades artísticas. provam cada vez mais que a sua contratação de forma contínua nos nossos compromissos são um investimento e uma aposta ganha. Com eles, a Banda ganha força e qualidade. As vantagens ao nível de aprendizagem são inúmeras, tais como o exemplo que dão a nível da sua presença e, claro, técnica e som.

Findou assim esta festa. Um grande trabalho por parte de todos. Nós músicos e ajudante e o nosso maestro fizemos um grande trabalho. Mas por trás e em conjunto connosco, estiveram directores trabalhadores e o nosso director artístico, cuja presença nos dá sempre inspiração e cujo trabalho organizativo tira os frutos que estão à vista.

Continuemos agora o nosso trabalho para esta época que se avizinha.

As congratulações finais vão para Paulo Teixeira, amigo da Banda, membro dos corpos directivos e quem trata da imagem da Banda, tirando as fotos de várias das nossas festas e gerindo o nosso site. O seu filho, Gonçalo Maria, mais novo de três irmãos, foi baptizado logo após esta missa. Muitos parabéns a este nosso amigo.

Sem comentários: