Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Diabos à Solta 2010

Os músicos chegam a ser heróis. Assumem e cumprem compromissos, vários num só dia, para poderem concretizar e preencher o prazer de tocar, ganhando também alguns cobres. Os músicos da Banda Musical de Amarante não são excepção. No dia 22 de Agosto, muitos foram os que, aproveitando a folga, levaram o nome de Amarante a outras paragens, colaborando com várias bandas, à imagem do que acontece com a nossa própria Banda. Por aqui e por ali, provou-se que não há uma banda a depender de músicos de fora, mas sim uma interacção entre bandas e músicos de vários locais, que dinamizam e globalizam o universo filarmónico, criando conhecimentos e amizades. Famalicenses vêm a Amarante mostrar a qualidade musical da sua terra, e amarantinos fazem o caminho inverso mostrando também o bom trabalho musical que é feito na menina do Tâmega.

No entanto, os músicos da Banda Musical de Amarante são cumpridores. Correu-se e voou-se, mas a verdade é que, largos minutos antes de concretamente se verificar o arranque da procissão, a Banda Musical de Amarante apresentou-se pronta para o serviço na alegórica procissão dos Diabos de Amarante. Este evento ocorre todos os anos, em alegoria à velha história dos Diabos de Amarante. Quando essas esculturas chegaram à cidade (na altura vila) há longos anos atrás, a nossa Banda foi esperá-los à estação.
De Santa Luzia partiu então a fila. No meio do barulho e da confusão, que dão vida à festa, a Banda de Amarante interpretou as marchas de desfile como quando se escoltaram os Diabos na história original. Não é agradável tentar tocar no meio da confusão, não sabe nada bem levar com farinha sobre instrumentos que valem milhares de euros. Mas é um compromisso da Banda para com a sua cidade, que verá sempre a Instituição apresentar-se na qualidade de símbolo da terra, aceitando os desafios que Amarante merece que a sua Banda tenha.

A semana mais longa terminou assim. O calendário marca agora, apenas, o 156º aniversário da Banda. Ficam os leitores a saber que os músicos se reuniriam poucos dias depois. Nova prática no seio da Instituição: todos juntos, sem presença de directores ou maestros, os músicos discutiram saudavelmente, num rescaldo de todo um ano de trabalho. A conclusão foi unânime: um ano excelente, com catorze compromissos de festas de qualidade, lado a lado com excelentes bandas com que ombreámos em brio musical, e com um Estágio ainda mais ousado que os anteriores, com mais experiências que tornarão os músicos melhores intérpretes e os executantes um grupo ainda mais unido à volta de um projecto que, para esses músicos, é cada vez mais interessante.
A Banda agora reformulará o seu grupo de músicos para o novo ano que aí vem, com novas entradas e saídas, preparando novo repertório e encetando um trabalho minucioso em busca do melhoramento contínuo e incessante da qualidade de som e interpretação. Reabrindo a escola e retomando os ensaios, Amarante irá continuar a contar com a sua Banda, pronta para o grande compromisso que é representar o nome da sua terra.

Procurem a nossa informação de onde ela realmente vem e estejam atentos à Banda que nunca esteve tão viva.

Sem comentários: