Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

terça-feira, 28 de junho de 2011

Corpus Christi '11

Desde a reformulação do ano de 2008 que a Banda Musical de Amarante nunca teve uma época tão virada para si mesma. Neste ano de 2011, a primazia foi dada ao trabalho dentro de portas. Planearam-se dois estágios (um de direcção e outro de banda) e um concerto prestigiante na Casa da Música do Porto - dois motivos fortes para esta atitude progressiva. No entanto, o espírito filarmónico e romeiro de uma banda não foi esquecido. Nesse aspecto, o Verão da nossa Banda planeou-s
e em três etapas:
  • Junho, como mês festivo, com várias romarias no calendário.
  • Julho, dedicado exclusivamente à preparação do concerto na Casa da Música, de modo a preparar um programa de palco diferente para o Encontro de Bandas.
  • Agosto, o mês do Estágio de Verão, que procura um novo patamar (com espaço, também, para algumas romarias, entretanto marcadas).
Eis que Junho já vai quase no fim, e já alguns serviços foram executados, com dedicação e qualidade. O serviço do feriado do Corpo de Deus revelou em plenitude os frutos do trabalho árduo focado na nossa evolução.

A Banda Musical de Amarante apresentou-se ao início da tarde, desfilando pela rua principal da cidade até ao Mosteiro de S. Gonçalo. Aí era esperada pelos muitos amarantinos que aguardavam o concerto. Alguns contratempos atrasaram, admita-se, o seguimento da actuação, mas houve espaço para mo
strar calmamente a nossa performance. O concerto revelou a qualidade de som da Banda, bem como a fusão de timbres, importante numa formação que não desperdiça nunca a oportunidade de apostar na riqueza tímbrica. A evolução técnica está também à vista, pelo que foi estreada uma nova obra - uma transcrição de uma abertura para orquestra (género de mais difícil interpretação, por norma).
A procissão, após a cerimónia litúrgica, fechou a festividade.

A Banda mostrou que sente o peso das letras que ostenta ao peito - AMARANTE. Está ao nível de qualquer desafio e sente que o que atingiu foi excelente, sem dúvida, mas que o caminho está longe de se encontrar terminado. Os músicos da Banda Musical de Amarante assumem desafios e estão prontos para evoluir, pela sua terra.

Programa do concerto:

Sem comentários: