Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

II Curso de Direcção

Uma banda filarmónica serve para isso mesmo - filarmonia. A nossa missão engloba, obviamente, o abrilhantar de festas e romarias, gerando bom ambiente para os espectadores e, essencialmente, para os executantes. De uma forma bem qualificada, obviamente, pois os executantes são músicos, não excursionistas ou grupos de amigos para farras. Mas, a missão de qualquer banda, tem que ir mais longe. A nossa Banda engloba ainda uma missão de formação. Formar novos valores e contribuir para a aprendizagem musical, como uma vertente importante da formação humana.

A nossa parte na formação não se fica pela escola da Banda (apesar de isto ser o mais importante, do nosso ponto de vista). Os estágios e cursos organizados pela nossa instituição têm providenciado oportunidades de músicos interagirem e evoluírem juntos e aprenderem com figuras preponderantes no panorama de música para sopros. No último fim-de-semana de Janeiro, a Banda Musical de Amarante levou a cabo o II Curso de Direcção, orientado pelo nosso director artístico Fernando Marinho. Durante um fim-de-semana, trabalharam-se vertentes da interpretação de maestros, tendo ao dispor da classe da "batuta" uma banda bem organizada e com uma boa resposta aos estímulos dos alunos, de modo a se revelar da melhor forma os erros dos aprendizes, os bons aspectos do seu potencial as melhorias adquiridas.

Para a Banda, foi bom trabalhar em conjunto, obtendo bons progressos na sonoridade e em obras fulcrais para o ano que acaba de começar.
O concerto final deu uma boa imagem do curso, com bons sinais por parte dos aprendizes e uma casa cheia, com gosto pela sua Banda e pelo seu trabalho.

Estamos sempre de portas abertas, para quem queira contribuir e, inclusive, aprender e formar-se, pois é algo que todos fazemos em todos os ensaios, aulas e serviços. Na Banda não há barreiras do passado. Há um passado para aprender e um futuro para apostar, em união por uma causa comum. Na Banda Musical de Amarante, todos e cada um de nós é mais que um músico.

Parabéns aos músicos da Banda, à organização do evento e, essencialmente, aos participantes e ouvintes.

Programa do concerto:
  • Musica i Poble - pasodoble de concierto - Ferrer Ferran - dirigido por Artur Senhor
  • Seventh Suite for Band - Alfred Reed - dirigido por Ivo Nascimento, Victor Morais e Pedro Ribeiro
  • Do Alto da Estrela - fantasia para Banda - Luís Serra - dirigido por Rui Lima
  • Rikudim - four Israeli folk dances - Jan van der Roost - dirigido por Fernando Araújo, Emanuel Silva, Marco Araújo e Paulo Veiga

Sem comentários: