Avisos:

A Banda de Amarante vai apresentar-se em Peroselo, Penafiel, para a festa em honra da Nª Srª da Visitação, no próximo dia 7 -- VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão (este ano com o maestro José Rafael Pascual Vilaplana) de 19 a 23 de Agosto -- Banda Musical de Amarante - Vencedora do 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional Ateneu Artístico Vilafranquense e Prémio Tauromaquia

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Casa da Música do Porto - Encontro de Bandas Filarmónicas

No passado dia 30 de Julho, a Banda Musical de Amarante viveu o mais prestigiante dos seus dias. A Casa da Música do Porto é um dos maiores símbolos da "arte escutada" a nível internacional. Qualquer um dos palcos, seja a sala Suggia, a sala 2, qualquer uma das restantes ou a praça - onde se desenrolou este evento - são dos mais honrosos que qualquer artista deseja pisar. A praça, inclusive, já viveu excelentes concertos, passando pela banda de Pedro Abrunhosa à então Orquestra Sinfónica do Porto.

Neste dia, o palco patrocinado pela cerveja Super Bock, recebeu várias bandas filarmónicas. É, aliás, uma iniciativa de grande mérito, pela demonstração de apego à tradicional filarmonia, bem como o cultivar de novas ideias no panorama das bandas filarmónicas. A Banda Musical de Amarante encarou este dia com estes 2 desafios: mostrar a tradição das "orquestras do povo" e dar um passo mais à frente, ao apresentar obras mais arrojadas, ao invés de obras apropriadas somente para romarias.

O trabalho desenvolvido durante todo o mês, em especial na última semana, colheu assim os seus frutos. Com peças absolutamente fora do comum que se viveu naquele dia, bem como outras mais conhecidas, sem esquecer a devida homenagem a Duarte Ferreira Pestana, um ícone da filarmonia nacional que comemora este ano 100 anos.
A reacção da plateia foi de agrado e curiosidade e, se alguns gostaram das novas harmonias e ritmos de alguns números, outros mostraram mais interesse pelo tradicionalismo e simplicidade de outras obras. A Casa da Música cumpriu assim com a sua função de oferecer cultura e agradar ao seu público.

A Banda Musical de Amarante deixa ainda os seus parabéns às congéneres presentes naquele fim-de-semana. Os seus programas e actuações justificaram o convite que receberam e mostraram em que nível se encontra a filarmonia em Portugal e como pode ser uma boa excepção, se enveredar por um caminho de modernidade e se as mentes lusas souberem abrir-se um pouco mais ao que é feito por estas bandas.

Programa do concerto:
Firework - Jan van der Roost
Jericho - Bert Appermont
Waltz no. 2 - Dmitri Chostakovic/arr.: Johann de Meij
African Ritual - Giuseppe Calviño
Uvas do Douro, Fantasia Popular - Duarte Ferreira Pestana
76 Trombones - Meredith Wilson/arr.: Naohiro Iwai

Sem comentários: